Buscar
  • Por Luana Fontes

Advocacia 4.0: Os impactos da Quarta Revolução Industrial no direito


No post de hoje vamos falar sobre Advocacia 4.0 e os impactos da 4ª Revolução Industrial no direito.

Primeiro, vamos pensar como o mundo mudou até chegarmos ao que conhecemos hoje. Parece que tudo acontece muito de repente e não percebemos como as inovações tecnológicas impactam nossa vida e, de uma hora para outra, não vivemos sem ferramentas que antes nunca imaginaríamos ter.

Um exemplo? Câmera no celular. Há doze anos, quando queríamos tirar foto, usávamos câmeras digitais. Até a Apple lançar seu primeiro iPhone e mudar o conceito de funcionalidade dos aparelhos celulares. Lançamento após lançamento, não tão de repente assim, o foco se voltava para câmeras frontais e aumento em sua resolução. Agora em 2019, fotógrafos profissionais já usam seus aparelhos como única ferramenta para registros.

Vimos a primeira, segunda e, já nos anos 2000, vivenciamos a Terceira Revolução Industrial. Esses três marcos dão início ao que chamamos de Quarta Revolução, uma nova realidade com inteligência artificial, realidade aumentada e análise de dados. Redesenhando, repensando e reformulando todas áreas que conhecemos e com o direito não seria diferente.

Então, o que é Advocacia 4.0?

Advocacia 4.0 tem como principal personagem a robotização de serviços jurídicos. Robôs capazes de realizar contestações, argumentações jurídicas e até protocolar peças dentro do prazo. Esses recursos já existem e estão no mercado. Assim, cabe a nós repensarmos o papel que os advogados irão desenvolver em um cenário de automação da profissão. O desenvolvimento de “advogados digitais” representa um novo modelo de atuação de uma profissão que tem suas origens em papéis, burocracia e estrutura super engessada.

Termos como legaltechs ou lawtechs ganham espaço na medida em que soluções jurídicas são desenvolvidas especificamente para este nicho. Os impactos perpassam desde escritórios, advogados autônomos até tribunais. A gestão de documentos é uma das áreas do direito que mais vem se beneficiando da revolução que a tecnologia vem trazendo para o jurídico. As plataformas especializadas em gestão de contratos surgem como facilitador de um trabalho que seria, em muitas horas, desenvolvido por estagiários e advogados na organização de contratos, recibos, petições e documentação diversa processual.

Outro espaço que a tecnologia passa a tomar é a jurimetria e Analytics. Essas soluções são capazes de levantar toda jurisprudência de uma determinada Turma ou Tribunal. O sistema ainda analisa o percentual de decisões favoráveis indicando a melhor argumentação para cada caso.

Com a mudança de perfil profissional, a disrupção de mentalidade sobre nossa forma de atuar e nosso papel deve estar acompanhado de uma capacitação constante. Nós da Destro estamos nos esforçando para compreender as novas demandas e tentar criar soluções criativas para nossos clientes e parceiros.

Acompanhe nossas redes sociais e tire suas dúvidas com a gente! Até a próxima.

Fontes:

https://transformacaodigital.com/advogado-4-0-quarta-revolucao-industrial-impactando-advocacia/


A Destro Consultoria Jurídica Júnior é uma empresa Júnior, regulamentada pela lei 13.267/2016e por essa razão sem fins lucrativos. Com intuito de fomentar o crescimento do empreendedorismo no Brasil, queremos cada vez mais impactar a sociedade oferecendo serviços jurídicos com preços acessíveis e de qualidade, aplicando toda renda adquirida na formação profissional e pessoal de nossos membros e alunos da Faculdade Nacional de Direito. 



CNPJ: 30.448.715/0001-72
 

Fale conosco!

Telefone: (21) 98675-6328

E-mail: destroconjur@gmail.com

Rua Moncorvo Filho, 08, Centro, gabinete número 04, Rio de Janeiro/RJ, CEP 22.211-340

© 2020 por Destro Consultoria Jurídica.